Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


sábado, 9 de março de 2013

Livros

Sebentas de folhas amarelas que cortam os dedos, cadernos de argolas que pingam corações azuis de adolescente, livros de capa dura, pesados, austeros, a transpirar letras anãs alinhadas, cadernos de duas linhas onde se desenham vagarosamente os as, livros pesados de medo que recheiam as sacolas no primeiro dia de escola, cadernos com um  perfume fresco, livros da mercearia onde se escrevem as vidas dos vizinhos do bairro, fotocópias de livros desesperadas de ilegais, livros de folhas poupadas com uma vida infinita, folhas riscadas sábias que se riem juntas e tremem à porta de um exame, livros emprestados que ficaram perdidos num sotão qualquer, cadernos que os príncipes e princesas poluem de cor, livros que têm segredos e dormem debaixo da almofada, livros que têm dizeres na folha de rosto, livros com flores secas e mortas que alguém deu, livros de páginas desbotadas pela dança dos dedos, livros de bolso apertados que viajam, cadernos que comandam cada minuto.
Magros ou voluptuosos, os livros ou os cadernos ou as sebentas, embalam as almas em viagens fabulosas, aquecem o frio das esplanadas, fazem a água ter sabor a batido de morango, pincelam o ar das cores do arco-íris.
Recordam, vivem e revivem...

Folhear livros a cada três páginas continua a ser um dos momentos preferidos do pequeno R....
Acho que sai à Mãe, risos...

Livros que voam
(no tecto alto do restaurante Book)

2 comentários:

  1. livros.... cadernos, sebentas ou seja la qual seja o material onde se escreve, o que nos faz escrever e mais ainda vontade de ler sera sempre o que nos vai na alma, no pensamento e na vontade de nao deixar so para nos, partilhar....
    muitas vezes o papel mais basico que temos a mao, na hora mais imprevista por vezes as 3h da manha cheios de sono e cansados ainda temos força para passar para o papel o que de mais verdadeiro e sincero nos esta a passar pela cabeça. O desejo mais apetecivel por mais improvavel que possa parecer mas naquele momento naqele instante e como se de um mundo novo so nosso, so para nos, somente imaginario, somente no mundo das maravilhas qual Alice encantada e unicamente deslumbrada e apaixonada escrevemos o mais verdadeiro e sincero sentimento que nos invade e enche o peito, nos arrepia e nos faz esboçar um sorriso tamanha e a alegria que nos domina e nos faz.... simplesmente ser emocionais, apixonados, esquecendo totalmente quem somos onde estamos e se esta certo ou nao ..

    sao por vezes estes papeis que nos fazem sorrir e sentir especiais mesmo quando sao lidos, relidos... passado muito tempo passado O tempo...
    mas continua muitas vezes na carteira onde entrou no dia que a recebeu e de onde ainda nao saiu, de onde nunca ira sair... e onde se vai buscar um sorriso e novamente um arrepio por pelo menos um dia termos tido essas palavras... esse papel ... que se tornou mais importante que qualquer tese ou inciclopedia.

    ResponderExcluir
  2. Errata:

    desculpem a falta de acentuaçao mas e mesmo o maeu computador que esta com um problema.

    e a ultima palavra mal escrita! Enciclopedia.

    ResponderExcluir