Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


segunda-feira, 4 de março de 2013

Desenhos de catraios

Desenhos de catraios são retratos inocentes das coisas, dos grandes, dos bichos, da vida.
E, nos desenhos dos príncipes e princesas deste mundo, eu sou enorme, cabelo esparguete esticado, uso saia pelos joelhos cor-de-rosa e tenho os braços abertos a abraçar a folha, lábios vermelhos sumptuosos que riem e estou de pé, irrequieta...Chamo-me médica, professora ou tão simplesmente Sofia...Às vezes estou em apuros e outras estou a trabalhar...quase nunca uso bata ou sou carrancuda!
Desenhos dos catraios feitos velozmente à porta do consultório com lápis coloridos de ponta desgastada, são-me entregues com um beijo molhado destemido e ficam para sempre na memória.
Dá vontade de atrasar as consultas para que todos os príncipes e princesas possam fazer inspiradamente desenhos dos catraios. Declaro a partir deste instante que cada mão de criança deverá entrar na porta com as unhas  pintalgadas de cor e a erguer uma qualquer história em papel!
Curiosa inversão de papéis

Um comentário:

  1. A visão de uma criança de nós... em traços simples, criados com qualquer coisa que tenham à mão... naquele instante, desarmam-nos, despem-nos, e mostram na realidade o que somos. Embora imperfeito, sem dedos, quase careca, parecendo ter uma barriguinha de grávida, este desenho se pensares bem e olhares para ele com tempo, sem pressas, com a alma, vês-te a ti própria, aquilo que és ou queres ser, aquilo que te faz mais feliz. Aproveita e contempla. Bj

    ResponderExcluir