Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


domingo, 24 de março de 2013

A Pediatra que eu sou II: defeitos e feitios

E, sou muito mais e também muito, muito menos...
Menos tagarela, ou mesmo o melhor é dizer, menos desbocada. Com os minutos infindáveis aprendi a refrear as palavras, a não ficar magoada com os bons dias que não chegam de volta, a tapar os ouvidos ao palavreado agressivo e esperado.
Menos frágil. As lágrimas que caem a fazer rolar o rimel preto de todos os dias pelas bochechas, foram secando aos olhares repudiantes de alguns. Fraqueza? Não...São as gotas da alma que chora, triste ou zangada ou até mesmo feliz... Mas, aqui no Mundo dos Médicos, não devem acontecer, ou se acontecerem não se podem ver. Choro, entristeço-me, zango-me ou sorrio, mas sem lágrimas...só porque é ser menos frágil.
Menos esfomeada. Os pratos enfeitados de arroz basmati com perfume a caril desapareceram e as bolachas da máquina da esquina do corredor do hospital são o meu aperitivo preferido. Perdem-se as moedas da algibeira da farda na ranhura fria da máquina que vomita um qualquer salgado calórico que será engolido num ápice pelo corredor. Perde-se a lucidez...
Menos doente. Constipações, viroses, diarreias passam silenciosas por mim. Os beijos besuntados em vírus ofereceram-me  imunidade quase total. A bater três vezes na madeira da mesa...
Menos dorminhoca. Converso pouco com a almofada. A cabeça encosta e as pálpebras logo se beijam num ápice. O toque do telefone ecoa nos ouvidos e tem um efeito que chamo de efeito-mola, estonteante e que empurra o pensamento. Atar o cabelo preto esparguete com uma fita amarfanhada, abrir os olhos e ir.
Menos "ar" de menina. Vezes e vezes sem conta diziam a menina, em vez de a senhora, ou em vez de outra qualquer designação que me fizesse parecer mais mulher, e confesso que estranhava isso. Mas, agora o rosto de menina deu lugar a um rosto enrugado onde se desenham finas umas olheiras que não terminam jamais. E, se chamarem menina, já não é para mim...
A Pediatra que eu sou é cada um destes defeitos e feitios que vão e que vêm com o soprar dos ventos.


Defeitos e feitios, misturados em mim


5 comentários:

  1. Com um sorriso desses seras sempre uma menina :-)) mesmo sendo Pediatra e Mãe és e serás sempre a alegria de quem te tem por perto, de quem te CONHECE de quem tem ou teve esse privilégio, de quem na angustia de ter o seu Príncipe ou Princesa em sofrimento com febre com cólicas sem saber de onde o mal vem e vê na Pediatra de Sorriso brilhante e rasgado cabelos longos sempre muito bem cuidados e de Olhos grandes que juntamente com as mãos enchem de mimos os pequenos Príncipes e Princesas que trazem uma confiança inequívoca.
    Nunca percas esse Sorriso esses defeitos e feitios... que te identificam e te tornam a menina sonhadora a Pediatra empenhada e competente e a Mãe Linda, dito com os desenhos das mãos do pequeno R. com a mão na boca a soltar um beijo de aprovação e de Maravilhosa.
    Parabéns por ti.

    ResponderExcluir
  2. Se todos tivessem um sorriso desses nos lábios (por muitas lágrimas, tristezas, frustrações e afins que trazem consigo) o mundo seria be melhor. Nunca deixe de sorrir.
    Feliz semana**

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog;) tem um sorriso lindo....obrigada por toda a partilha;)

    ResponderExcluir
  4. Não sei como cheguei aqui mas gosto...gosto muito.

    ResponderExcluir