Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


sábado, 15 de junho de 2013

Sucessos do R.

De príncipe outrora azedo, mole como uma minhoca, de choro débil e preguiçoso num passo vagaroso que atormentava o R. de mão dada com alguns aprendeu mil coisas e mesmo as mais simples coisas que se aprendem são o que chamo os sucessos do R.. E, posso dizê-lo com um orgulho que transborda das palavras que passo a passo os sucessos salpicam aqui e acolá, inesperados, amparados pelos meus olhos.
Deixo ficar três sucessos que passaram por mim ontem ao ir buscá-lo ao piquenique da escola. Momentos tão simples que me fazem pensar. Momentos de meninos salpicados de chapéus de xadrez, com rissóis brilhantes nas mãos e perfume de primavera tardia trazido pelo vento lento. Momentos em que o R. está ali sentado, igual a todos os outros meninos.
Primeiro sucesso: De menino azedo a menino doce, doce, doce.
Passo a passo o azedo adoçou e fome é a palavra de ordem. F-o-m-i-n-h-a num soletrado rabugento é gritada sempre que uma vitrine de cupcakes passa por nós, sempre que o príncipe da mesa do lado mastiga uma qualquer iguaria, sempre que um frigorífico está mesmo ali à mão. Tomates crus, penne comida sem garfo que engole com gelatina, sopa de tudo, salsichas mornas que se devoram sozinhas. O que não gosta? Acho mesmo que gosta de tudo...
Segundo sucesso: De voz das mãos a voz na ponta da língua.
As mãos que falam continuam mas as palavras já saltam de um modo desajeitado. Soletra a-v-ó e a-v-ô com uma voz de marioneta e com um v vincado de terras do sul. Diz minha mãe do lado de lá do telefone que me enche a alma. Deixa cair uma ou outra palavra feia que rolam na perfeição e ecoam nos ouvidos de quem está e me fazem corar. Passo a passo, a voz das mãos cresce na ponta da língua... 
Terceiro sucesso: De 46 cm de corpo minhoca preguiçoso a dançarino rechonchudo.
O menino de corpo mole e que não sabia sentar, aprendeu a dança dos outros meninos. Destesta música clean-chic e devora música que tem sabor a caipirinha brasileira. Levanta os braços num movimento ritmado e fá-lo em qualquer canto e esquina. Dançamos no carro ao sabor de qualquer barulho de uma rádio foleira e fazemos os condutores que passam por nós ficar pasmados com a dança que ali vai... Adoramos estes momentos dançantes em que a auto-estrada de asfalto se transforma numa pista de dança de bola de espelhos.

Um pequeno momento do qual bebi uma felicidade tonta, a felicidade dos sucessos do R., tão puros, tão verdadeiros e tão suados.
Pós-dança com sabor a caipirinha




4 comentários:

  1. Muito bom de ler :-)
    Apesar de sempre acreditar que seria uma questão de tempo tudo isto e muito mais acontecer, fico muito, muito..... FELIZ por estes Sucessos. Com a certeza que o R. tem o seu ritmo será com esse ritmo que ele irá alcançar mais efeitos destes que irão encher de orgulho a Mamã S. e todos os que gostam dele e com ele partilham, ou partilharam, alguns passos.

    Parabéns R.

    Beijinhos aos dois e muitos e muitos...... Sucessos

    ResponderExcluir
  2. Só uma Mãe com "M" grande consegue este entusiasmo e vibra desta forma. E é por ter uma Mãe assim que o R. pula e avança! Muitos pulos e muitos avanços é o que eu desejo.
    Um beijinho

    ResponderExcluir
  3. Leio os "Sucessos do R." e penso que os vejo tal e qual e em tão pouco tempo!

    Tenho o prazer de o acompanhar acerca de um ano e é impressionante a forma como, a cada dia, me surpreende e emociona com um novo e grande sucesso.

    Pela primeira vez, entrou de mão dada comigo, embora já muito destemido, deixando a Vovó sentada na sala de espera.
    Mais tímido e menos resmungão, cumpriu todas as tarefas, embora com muito medo de andar sozinho, de cair, precisando sempre de uma mãozinha.
    Com algum esforço e alguma ajuda da Vovó para a tradução, lá fomos dialogando e estabelecendo uma relação de "amiguinhos" :)
    No final até teve direito a 2 bolachinhas pelo bom comportamento!

    Agora, bate à porta, de forma a ser bem ouvido, abre-a e diz "Boa tarde".
    Conta-me que foi à escolinha, que comeu sopinha, arroz, frango e maçã...que pintou, cortou e brincou com o Marco e a Mariana e que a mamã o foi buscar!
    Conta-me uma história que começa com "Era uma vez...", quase sempre "...uma menina chamada mamã", e que termina com "Vitória, vitória, acabou a história!" - sucesso da última 6f.
    Resmunga mais, diz que está cansado e que tem muita fominha, querendo ir logo comer as bolachas...
    Cruza os braços e diz "Estou triste"...Pergunto-lhe o que tem, respondendo com uma frase completa "Eu não tenho nada!".
    Tudo isto para descansar um bocadinho das subidas completas ao espaldar que a mamã não gostaria muito de ver ;p, dos saltos no trampolim que já é capaz de fazer, da marcha em terreno mais do que instável, das bolas verde e amarela, dos jogos com coisinhas muito pequeninas para agarrar com os dedinhos!
    Entretanto também cantamos sempre a musica do Coelhinho que a mamã tem no carro :)

    E poderia continuar a contar tudo o que ele já é capaz de fazer de uma forma tão surpreendente, mas nunca mais acabaria.
    Além das aquisições mais do que evidentes a nível motor, é fascinante a forma como a sua linguagem evoluiu, como diz praticamente todas as palavras de forma tão perceptível, como constrói frases, com mantém longos e fluidos diálogos.

    É uma criança adorável e apaixonante. Já não consigo imaginar os meus fins de dia de 3f e 6f sem o beijo molhado e o abraço apertado dele.

    Um beijinho para a mamã e para o R. **

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Sofia, é verdade o que a Miu diz, só com uma mãe e família assim é que os sucesdsos são alcabçados e muitos mais viraõ. Beijos. Bernarda

    ResponderExcluir