Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quinta-feira, 6 de junho de 2013

Os meninos & as coisas: PREVENÇÃO

Os meninos & as coisas são uma coisa por demais... Colheres de café magricelas, moedas de algibeira desgastadas, peças coloridas de lego, bicharocos de jardim com asas, copos de bebidas coloridas adormecidos na mesa de cozinha, enfeites de cabelo de princesa, xaropes perfumados verdes e cor-de-rosa-morango esquecidos no armário debaixo, botões abonecados de casacos quase a cair, drageias do avô esquecido com ar de pastilha elástica, alfinetes-de-dama retro-chic: todos bons petiscos na idade da descoberta.
Porque quase todos os dias há um menino aventureiro-destemido que petisca uma destas coisas e porque vão sempre existir meninos que num toque de magia descobrem nos recantos mais recônditos um bom petisco, levanto a bandeira vermelha (num tom quase autoritário) que diz: P-R-E-V-E-N-Ç-Ã-O.
Se a curiosidade levou a espreitar a palavra P-R-E-V-E-N-Ç-Ã-O - que empurrava para um lugar que dá a mão aos Pais dos meninos da Terra- dispensam-se todos os sermões que poderia dar em palavras exaustivas de sala de aula. 
Mas as coisas vão sempre existir perto dos meninos e os meninos vão sempre ter coisas e mesmo com o maior dos cuidados, basta um suspiro para que uma qualquer coisa se transforme mariposamente num belo petisco.

Procura-se menino sem medo de picas, aventureiro-destemido que fez de um alfinete-de-dama um belo petisco de  fim de tarde de quarta-feira



Nenhum comentário:

Postar um comentário