Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


segunda-feira, 13 de maio de 2013

Os direitos das pessoas com deficiência...

Bla, bla, bla....Os direitos das pessoas com deficiência...Bla, bla, bla...
Adoro as pessoas que bla, bla, bla sobre os direitos das outras pessoas. Adoro as pessoas que dão o rosto cuidado enfeitado de brincos esmeralda reluzentes pelas inúmeras associações, instituições e bla, bla, bla outras ..ções. Adoro escutar o politicamente adequado e aquilo que os corações têm fome de ouvir.
Mas o que mais adoro é fazer de cada momento a diferença. Fazê-lo sozinha e ordeiramente. E, infelizmente os momentos têm sido demasiados por isso resolvi escrever. É tão simples quanto isto... As grandes superfícies comerciais, gourmet, apetrechadas e ecléticas, dispões de lugares de estacionamento prioritários nomeadamente para pessoas com deficiências motoras (embora poucos, a meu ver). Obviamente que as pessoas sensatas que não usufruem deles, nunca precisaram de estacionar em qualquer um deles e, talvez por isso, nunca tenham reparado quem lá estaciona. 
Carro enorme, cheio de papelada desordenada no banco do passageiro, a ditar um dono-condutor-empresário de fato aprumado e gravata de nó bem feito que cheio de pressa para tratar dos seus negócios milionários, encostou a viatura nesse lugar, sem qualquer símbolo de D-E-F-I-C-I-E-N-T-E no vidro da frente do carro. Num ápice de fúria, sai do carro com o dito cujo símbolo no vidro da frente e dirigi-me ao segurança, solicitando numa voz trémula de malagueta vermelha que pretendia falar com o responsável. Um senhor simpático e envergonhado desculpava-se pelo facto de não poder fazer nada. Pois não, não podia...Ninguém pode! As minhas costas podem trazer ao colo um rapazolas gorducho que felizmente até já vai caminhando, mas e se fosse uma pessoa sozinha com uma cadeira de rodas?, deixo a pergunta no ar. Respondeu com um encolher de ombros tímido.
Faço questão de dizer que é absolutamente inadmissível: um só lugar de parqueamento em cada piso, o não controlo de quem lá estaciona, o não se poder fazer nada. Faço verdadeiramente questão e sozinha, num suspiro furioso e voz trémula chamar a atenção para cada senhor responsável. Faço questão de pedir, implorar, alertar que deveriam ser feitos cartões e lugares de estacionamento para pessoas que embora sem deficiência motora, tem que estacionar a sua deficiência moral mais perto dos acessos.
Não por nós, por mim e pelo R. que até já vai ajudando, não pelas minhas costas que erguem 30 Kg de miúdo, mas por todos aqueles que não o conseguem verdadeiramente fazer.
Lugar a lugar, vamos mudando mentalidades! E dispensamos, bla, bla, blas...

Por isto e muito mais

5 comentários:

  1. Plenamente de acordo com a abordagem. Os direitos das pessoas com deficiencia deveriam preceder todas as leis e bla...bla...bla uma vez que estamos perante a exigencia de respeito pela dignidade humana. Pessoas com deficiencia são, antes de mais nada PESSOAS. Pessoas como quaisquer outras e como quaisquer outras com capacidades, particularidades e limitações. Pessoas que como quaisquer outras lutam pelos seus direitos. A deficiencia não e nada mais do que uma das carateristicas da condição humana. Depois da tua abordagem e do que observo e sinto no dia a dia questiono se não haverá ainda muita deficiencia por sinalizar?

    ResponderExcluir
  2. Precisam-se mais vozes destas.
    Precisa-se de mais civismo.
    Precisa-se mais respeito.

    ou então estes senores e senhoras que vêm com o blá blá blá e com os falsos moralismos deviam tentar sentir na pele o que é ser diferente e ter dificuldade em ultrapassar a s barreiras que eles proprios constroiem.
    Precisa-se acessibilidade fisica igual para todos, precisa-se coragem como esta, precisa-se sair dos ateliers dos gabinetes dos escritórios das assembleias(sejam elas da camara municipal seja da assembleia da republida seja do simples condonínio) e pensar um bocadinho nos nossos semelhantes e ...
    pensando bem no nosso FUTURO...

    PARABÉNS e precisam-se mais vozes, trémulas, dessas.

    ResponderExcluir
  3. Para a próxima Sofia, chama ou ameaça que chamas a polícia para retiramj imediatamente o carro. Se os responsáveis o tivessem feito por intercomunicador ou rebocado o carro, certamente não mais esse palerma, estacionaria em lugar impróprio.
    Fazem lembrar as senhoras que estando grávidas de 12 semanas, (não se notando, por isso sem sabermos) estacionam nos lugares de grávida ou querem prioridade nas filas dos supermercados. A falta de civismo´em Portugal é inaceitável.
    É necessário rigor, mas a quem o pedir, se os que nos administram não o fazem?!
    Beijo
    Bernarda

    ResponderExcluir
  4. Fiz há pouco tempo um post sobre esse assunto. É algo que me mexe mesmo com os nervos, como é que as pessoas podem ser tão comodistas e inconscientes.Gostava de dizer que tenho a tua coragem de dizer alguma coisa, mas a maior parte das vezes fico só a espumar de raiva e a insultá-los para dentro. Mas a grande culpa é mesmo de quem não fiscaliza.

    ResponderExcluir