Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quarta-feira, 1 de maio de 2013

Passo a passo...

Um pião que teima em girar ao contrário dos outros, um convite ilustrado de azul e branco com perfume a nuvem gorda de tempestade, uma pedra reluzente que entra no sapato de salto agulha interminável, um turbilhão de pinceladas de cor que dão náuseas, um vácuo nos ouvidos, uma gota de compota de chocolate com pimenta a cair na língua. É, nada mais, nada menos o que viveu dentro de mim com a chegada do R., príncipe de um reino de tulipas magras e esbeltas de mão dada com a sua polimicrogiria
Chegava-me às mãos transpiradas e trémulas um pião que dançava ao contrário dos outros piões, um convite para uma tempestade do deserto, uma pedra brilhante e valiosa nos sapatos milionários em que eu era trapezista, um turbilhão colorido e mágico, um silêncio mudo assustador, uma gota agridoce de compota. Chegava-me às mãos e carimbava o eterno. Nascia um interrogatório confuso, uma ânsia de fuga, um medo desesperado que se foi com o vento, num passo vagaroso de caracol. As respostas surgiam a cada esquina, a cada minuto e aprendi muitas coisas que só as pessoas que tem piões que dançam ao contrário é que sabem. As minhas respostas:
Quem disse que os piões tem que girar para o mesmo lado? Ninguém o disse... por isso, dancem piões com a música que quiserem para o lado que quiserem.
Porque não aceitar os convites com perfume a nuvem cinzenta? As nuvens cinzentas enfurecem-se tal e qual como eu, choram e ficam farrapos soltos que caem nos rios, e deixam espreitar um beijo quente de sol...
Porquê deitar fora as pedras que se escondem nos sapatos de salto agulha? Desçam dos saltos agulha e deixem os pés namorar a erva molhada que faz comichão.
Porque ficar nauseada com um turbilhão de cores? Fechem os olhos, inspirem e sintam o vermelho, o azul, o amarelo a empurrar as pontas dos cabelos...
Porque ficar assustada com o silêncio? Embalem-se no silêncio da água do chuveiro.
Porque não gostar de agridoce? Engolir sem mastigar no princípio, tapar o nariz, beber água e já está...
É um passo lento, vagaroso, dorminhoco... A um passo de ser feliz!


A todos os que estão a aprender a dança dos piões que giram ao contrário. Aos que esperam o beijo do sol. Aos que se descalçam. Aos que fecham os olhos para não ficaram nauseados. Aos que se embalam no silêncio. Aos que gostam de agridoce (ou que estão a tentar gostar). Aos que são aprendizes e aos que ainda não sabem que o são...
À M., amiga até hoje invisível, que é aprendiz. Passo a passo querida M. e todas as Ms que não conheço... o mais importante é ser feliz!


Passo a passo, a ser feliz....

5 comentários:

  1. Olá Sofia. Que bem que fazem as suas palavras. Que bonito que é o que escreve. Estou deste ontem a ler este espaço da sua intimidade. Não se surpreenda se um destes dias num congresso de pediatria uma louca de caracóis se agarrar a si aos beijos.

    ResponderExcluir
  2. Tens toda a razão Sofia! És uma sobrevivente com uma forca extraordinária, gostaria de a ter também. Bj. Bernarda

    ResponderExcluir
  3. Lindo! Mesmo muito bonito. O que escreves e o que passas. Essa serenidade. Um beijinho !!

    ResponderExcluir
  4. O que faz o AMOR!
    O pião que gira ao contrário com seu sorriso aberto e força de girar, na tempestade do deserto abriu um oásis, iluminou nossas vidas e demonstrou que tudo é impossível só até alguém o fazer.
    Giro a giro, os inúmeros e imperfeitos giros do R.conseguem fazer dançar o pião .

    ResponderExcluir