Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


sexta-feira, 6 de maio de 2016

Escola Secundária

Revivalismo... É uma escola cinzenta, com caminhos que sobem num escadario, recantos sórdidos de qualquer história secundária. É uma escola da qual sai já há 20 anos, eu e muitos, rumo às mui nobres faculdades. Lembro-me dela, dos recantos, das telhas partidas, da sala da associação de estudantes, do salão de alunos, do bar, de como era fria de tão cinzenta. Lembro-me dos amigos de turma, dos trabalhos em conjunto, dos exames nacionais, das desculpas para fugir às aulas de educação física. Lembro-me dos amores de secundário. Lembro-me das notas que merecia e que não tinha porque era uma escola pública e não um colégio de elite. Lembro-me de gostar da Professora de Biologia e de Química e de achar a professora de técnicas laboratoriais um ser inerte maquiavélico, picuinhas e resignada (achava que não gostava de mim porque eu era mais gira, risos). Lembro-me do cheiro das salas, a pó de giz e miúdos. Lembro-me de como fui feliz lá e soube não ser a betinha melhor aluna. E, hoje lembrei-me de como era reivindicativa (mantenho), de como lutava sem pudor pelos direitos dos alunos, mesmo dos que não sendo tão exemplares, os tinham. Lembrei-me ao ouvir um aluno dessa mesma escola falar numa entrevista durante o protesto da escola realizado hoje... Já não me lembrava dos olhares da professora que ficava em frente a mim nas reuniões do Conselho Directivo sempre que eu intervinha. Revivi.

Escola Secundária do Padrão da Légua




Nenhum comentário:

Postar um comentário