Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quarta-feira, 17 de abril de 2013

Médicos versus pilotos: a controvérsia

Comparar o que não é comparável. Médicos versus Pilotos. Alguns médicos versus alguns pilotos. Não poderia deixar de o fazer depois de ver algumas barbaridades escritas por quem  partilha ambas as realidades.
Médicos versus Pilotos
 
Os médicos sentam-se de frente para os pacientes, (alguns) olham-nos nos olhos, dão apertos de mão e abraçam-nos. Os pilotos sentam-se à frente dos passageiros e passeiam-se pelas filas de gente colorida rumo às férias num passo apressado, quase diria impetuoso, e sem desviar o olhar.
Os médicos trabalham horas e horas a fio e não lhes é permitido as ditas folgas que são de direito. Os pilotos tem descanso obrigatório.
Os médicos ficam mais horas a trabalhar de borla, almoçam na cantina do hospital ou nas máquinas calóricas do corredor. Os pilotos acima de um céu imenso deliciam um almoço de executiva ou primeira classe trazido pela tripulante elegante.
Os médicos não têm datas, horas e as férias não são grátis. Os pilotos ficam uma semana com tudo incluído nas praias das Caraíbas após um turno de doze horas.
Os médicos não têm tempo para estudar todos os casos antes das consultas, simplesmente porque o estudo não se faz em duas horas. Os pilotos traçam as rotas e estudam-nas duas horas antes do voo, o que me dá uma tranquilidade confortável.
Os médicos não revalidam a licença a cada seis meses, é verdade, simplesmente porque cada dia, cada doente é uma revalidação dos conhecimentos que foram adquiridos desde a escola primária. Os pilotos revalidam muitas vezes com encargos financeiros. Se é justo?, não é... 
Os médicos usam batas que lhes cedem no hospital, muitas vezes suturadas, já com ar desbotado e sujam-nas de sangue ou de tinta das canetas que ficam sem tampas nos bolsos. A barba feita ou uma bata pouco limpa não me parece interferir com as competências. É puramente aparência... Os pilotos usam fardas cuidadas que vestem duas vezes por semana (o que dá tempo de ir à lavandaria). E, já vi pilotos de barba por fazer, pilotos feios e barrigudos e a aparência não me fez ficar assustada ao embarcar nesse voo.
E, não vou tecer comentários quanto à remuneração e a intocabilidade da profissão de piloto que considero muito digna.

Escrevo as palavras acima enquanto médica que pilota a vida nas mãos...mas uma de cada vez...e, não o trocaria de modo algum... Porque sei a realidade dos pilotos...
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário