Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Incentivo à Natalidade...o que é isso?

Incentivo à Natalidade. Muito se fala e se escreve sobre isso. Opiniões de pessoas importantes, muitas delas que até nem têm filhos.
Sou de uma geração de mulheres que trabalham e também são Mães. Sou de uma geração de mulheres que quiseram ser Médicas e também quiseram ser Mães. Pois bem, se já era complicado, trabalhar e ser Mãe, muito mais ficou agora que esta trabalhadora também é Médica. Ser Mãe-Médica é quase uma anormalidade...ou às vezes, parece.
"Atestado de gravidez de risco?!!! Agora, todas fazem isso... Gravidez não é doença e todas se lembram de colocar atestado para não trabalhar.
Quem vai fazer as noites? É por isso que se preferem os Médicos(-machos), sem ofensa. Não dão estes incómodos...
Horário de amamentação? Mas ainda estão a amamentar? Modernices...
Falta por doença do filho? Impossível... Está escalada para aquele turno e não há mais ninguém para o fazer. Não pode por atestado."
É isto que acontece. Tal e qual. Sob a Teoria do "há mais quem faça o seu trabalho", a Mãe-Médica quase que renega aos seus direitos agora tão falados e quase aplaudidos. É-lhe apontado o dedo sempre que alguém tem que substituir a Mãe-Médica cujo filho ficou doente ou que pôs atestado por gravidez de alto-risco...
Detesto esta hipocrisia pública de pessoas importantes falarem de incentivo à Natalidade, quando aqueles que tratam das crianças e dos Pais são os primeiros a decapitá-la.




3 comentários:

  1. Os mais belos incentivos que recebi quando anunciei que estava grávida e tive que meter baixa de risco:
    - diferença de tratamento por parte das chefias;
    - comparação com outros "não ande sempre a pensar que está grávida!", "atestado? olhe que a R. andou cá até à véspera do parto e também estava grávida de gémeos"
    - total desprezo pela entrega de atestados de internamento
    - despedimento no dia do parto.

    Por isso, eu cá fui largamente incentivada.... Uma delícia. Tal como também é delicioso ser rejeitado por um cal- center (que mete todo o tipo de gente!!!) porque... as minhas filhas têm autismo e eu não posso trabalhar em alguns turnos. Outra delícia.

    ResponderExcluir
  2. Oh Sofia! Não consegue ir no "seu" helicóptero buscar a Margarida ao Dubai?? Veja em baixo...
    http://apipocamaisdoce.sapo.pt/2014/10/a-margarida-precisa-de-ajuda.html
    Era tão, mas tão bom se conseguisse...
    Alexandra

    ResponderExcluir
  3. E as saudades de ler a Sofia já são muitas!...

    ResponderExcluir