Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Gravidez e Saúde Oral

E, porque o manual de gravidez tem montes de páginas, temas, perguntas, respostas, leitoras, leitores também e especialistas que falam pelos cotovelos, desafiei a Célia Leal, médica dentista a escrever sobre gravidez e saúde oral. Mestre em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte, direccionou-se na  área da ortodontia. É uma amante de  cozinha e de viagens,  e delicia-me com os retratos de gentes do mundo que põe na sua página. 

Ao longo do meu percurso profissional como médica dentista, tenho-me apercebido, que as futuras mamãs se preocupam bastante com a sua saúde oral e coa saúde dos seus bebés. No entanto,subsistem ainda algumas dúvidas e mitos, que pretendo esclarecer e desmistificar.
Será que posso ir ao dentista durante a gravidez? Posso fazer qualquer tratamento dentário?A anestesia não é prejudicial para o bebé? Os dentes ficam mais fracos e sem cálcio?“ Estas são algumas das questões mais frequentes no consultório.
A higiene oral é, sem dúvida, fundamental em todas as fases da vida. No entanto, durante a gravidez os cuidados devem ser redobrados de modo a evitar complicações na grávida e no bebé. Aconselho assim, a futura mamã a visitar o seu médico dentista, antes de engravidar, de forma a tratar qualquer patologia oral, efectuar algum tratamento preventivo que eventualmente se mostre necessário e, receber toda a informação relativamente aos cuidados que deve ter com a sua higiene oral, bem como,alguns conselhos pré-natais.
Estes cuidados de higiene oral baseiam-se numa escovagem dentária três vezes ao dia (principalmente antes de deitar), com uma escova macia e dentífrico com flúor, uso de fio dentário e/ou escovilhões, bem como, uma alimentação saudável. Desta forma, iremos prevenir a gengivite (inflamação/infecção das gengivas) e o aparecimento de cáries dentárias.
As visitas ao seu médico dentista devem ser regulares, podendo ser feito qualquer tipo de tratamento dentário, mesmo que necessite de anestesia. No entanto, damos preferência a tratamentos menos invasivos, sendo o segundo trimestre da gestação o período mais apropriado para tais. Na verdade, é mais prejudicial para o bebé, uma infecção na cavidade oral da grávida do que o seu tratamento.
A gengivite é a patologia oral mais comum durante a gravidez, caracterizando-se por gengivas avermelhadas, inflamadas que sangram com facilidadeContudo, as alterações hormonais que ocorrem durante esta fase, podem exacerbar esta inflamação gengival (gengivite gravídica).
Importa lembrar, que durante a gravidez, a tendência é que a futura mamã aumente o número derefeições durante o dia e, se a alimentação não for cuidada e a higiene oral rigorosa, os dentes ficam mais susceptíveis ao aparecimento de novas cáries. É muito frequente, que acordem durante a noite para comer e se esquecem de lavar os dentes. Também os vómitos recorrentes nesta fase, levam a um aumento da acidez da saliva, facilitando a formação de novas cáries. Daqui resulta a importância da necessidade de redobrar os cuidados com a higiene oral durante a gravidez.
Hoje, sabe-se ainda, que as mães que sofrem de infecções na cavidade oral (doença periodontal),apresentam um maior risco de nascimentos prematuros e com bebés de baixo peso.
Actualmente as grávidas que estão a ser seguidas na consulta pré-natal do Sistema Nacional de Saúde, podem usufruir de um apoio financeiro do Ministério da Saúde, através do cheque dentista, que lhes dá acesso, de forma gratuita, a consultas e tratamentos dentários.
Nada melhor do que acompanhar com um sorriso saudável esta fase fantástica da vida da Mulher, que é a gravidez!  




4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Sendo assim, a grávida/puérpera tem direito a um máximo de três cheques-dentista (até 60 dias após o parto), consoante o seu médico dentista/estomatologista achar necessário. Para isso, dirija-se ao seu centro de saúde ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um complemento perfeito Ângela...o retoque da medicina geral e familiar :)

      Excluir