Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Socorro, a escola começou...

Começou a escola e com ela, começaram as diarreias, as tosses, as dores de barriga, os vómitos, etc, etc, etc.
Vou falar-vos da tosse.
A tosse pode ter várias caras: a tosse seca, a tosse que "faz gatinhos", a tosse que faz "borbulhar o peito", a tosse de cão, a tosse imparável, a tosse que não dorme e chega à noite. Todas as tosses são horríveis e o que mais os Pais pedem é que se dê qualquer coisa para parar a tosse. Pois bem, meus caros, a tosse é um mecanismo de defesa do organismo a uma agressão externa. Podem ser infecções, alergias, corpos estranhos, refluxo, e muitas outras causas. Na maioria dos casos, a tosse é uma consequência de uma infecção vírica e estamos na época delas. Por isso, bem-vinda tosse!
Eis, uma lista de truques rápidos para lidar com a tosse:
- O melhor xarope da tosse é a água, por isso, beber água abundantemente pode e vai ajudar a tornar as secreções mais fluidas. 
- Limpar muito bem o nariz com soro fisiológico ou com água do mar, com ou sem necessidade de aspiração de secreções. É fundamental num pequeno lactente, a rotina de limpar o nariz com soro fisiológico todos os dias, porque os bebés só respiram pelo nariz e este não pode estar tapado. 
- Elevar a cabeceira da cama para que a criança não fique totalmente deitada. 
- Evitar ambientes poluídos. 
- Esquecer as mezinhas antigas dos vapores com água a ferver na panela. Altamente proibido pelo risco de queimaduras associado e pelo agravamento que pode causar, sobretudo se usarem folhas de eucalipto ou óleos mágicos vendidos por aí. 
- Evitar ter a casa muito quente. 
À pergunta "como posso prevenir?", deixo a recomendação de limpar bem o nariz e beber muita água. Não vai conseguir evitar que o seu filho apanhe uma virose qualquer na escola. Mas, se for em casa que alguém fique doente, esse alguém pode colocar uma máscara na face e evitar contacto muito próximo com a criança. É fundamental que todos lavem bem as mãos. Já se for o seu filho que está doente, deverá evitar que ele seja a fonte de infecção dos outros meninos e, se puder, avise na escola.
À pergunta "e com antibiótico não passa?", respondo que só se a causa for uma infecção bacteriana ou de outro modo não vai ajudar. Isso só o médico que observa a criança poderá decidir.
E, "quando me devo preocupar?" ou antes "quando devo ir ao médico?", porque preocupados ficamos sempre...
Se:
- a criança está com febre elevada, com vómitos associados à tosse e "mais caída que o normal"
- a criança tem dificuldade a respirar
- não consegue alimentar-se
- tosse com mais de 3 semanas 
- tosses esquisitas (daquelas que falei com ruídos estranhos),
deverá ser vista por um médico.
À pergunta "quando vai passar?", a essa não sei responder.

Socorro! Tenho tosse...






2 comentários:

  1. Óptimo post. :-) Infelizmente tenho experiência de mais nesta história das tosses e foram exactamente essas dicas que a pediatra do meu filho deu. :-)
    Contudo gostava de saber a sua opinião em relação ao seguinte: Pode parecer mezinha, mas a verdade é que a tosse do meu filho, principalmente à noite, alivia bastante quando coloco uma cebola partida ao meio no seu quarto (ponho na mesinha de cabeceira). Fica um cheiro forte, é certo, mas a verdade é que ele fica muito melhor! Não sei o facto científico que explica isso... e gostava de saber. A pediatra do meu pequeno fez um sorriso discreto e um olhar como quem não acreditou no que lhe disse e por isso não insisti mais. :-) Já experimentou ou ouviu falar? Não me parece que vá fazer-lhe mal e por isso tenho colocado lá a cebola sempre que necessário.
    Obrigada pelo seu excelente blog.
    Madalena. *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de mais obrigada pela opinião. Sou totalmente a favor das mezinhas "boas": chá preto para limpar os olhos nas conjuntivites, etc, etc... E, essa nunca experimentei, mas a minha avó já dizia que resultava. O que lhe posso dizer é que cientificamente não sei o porque de resultar. Mas, fazer mal à criança não faz de certeza, por isso, porque não fazer esse truque mágico antigo?
      Eu também não acreditava em algumas, tal como a do chá preto, mas que resulta, resulta...e não sei porque! quanto a olhares de soslaio, não ligue. quando digo aos meus doentes para fazerem algumas coisas também olham para mim de lado. O que é bom é que na consulta seguinte, dizem que resultou Mesmo!
      Essa voui experimentar em mim própria que estou também eu com imensa tosse... Beijooooo

      Excluir