Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quinta-feira, 18 de junho de 2015

Hoje é o Dia!

Pernas esbeltas, pele de pêssego, irrequietas. Ventre liso a desenhar a anatomia. A rondar os 50 Kgs de miúda. Sim, isso era uma fase pré-Mãe. A fase Mãe desdobra-se num panfleto interessante de levar a balança às lágrimas. A primeira fase: a gravidez. Gula controlada pelo feto faminto. Estúpida irresponsabilidade de grávida-pediatra, a comer e a caminhar de seguida para controlar. Gravidez do R 23 Kg e gravidez da S 16 Kg. A segunda fase: a fase pós-parto. Desculpável até aos 6 meses um excesso de peso com o argumento de falta de tempo. Pingam as inadequadas perguntas do tipo «Está grávida outra vez?». Pois é aqui que eu falho redondamente. Esta fase para mim dura bem mais do que seis meses, mea culpa. Embrulho-me no conforto fácil do «fui mãe há pouco tempo» e deixo ir passando cada mês sem me dar conta até que findo o 1º ano, a desculpa deixa de funcionar (na minha cabeça, porque na cabeça dos outros já deixou há muito tempo). Depois dos 6 meses, que para mim são um ano, estabelecem-se objectivos, metas e resoluções. Hoje é o dia!
Amo comer (é um facto). Amo uma pizza recheada de tudo, uma bela francesinha alaranjada, uma fatia de bolo caseiro, um crepe amarrotado em gelado e chocolate quente. Amo calorias açucaradas e baseio-me na teoria do «eu mereço» porque já estou a trabalhar há muitas horas seguidas. Mas, detesto que me perguntem se estou grávida outra vez... Não, não estou! Quando estiver, farei um post sobre o assunto!
Risos muitos para começar a emagrecer...


2 comentários:

  1. Querida Sofia

    Como gosto de a ver lentamente regressar à escrita... E como me revejo aqui!
    O Gonçalo trouxe-me 10kg... nasceu com 2,500, e quando cheguei da maternidade trazia mais 12 que no inicio da gravidez. Oi? Em vez de trazer 8 para casa, ainda trouxe mais?
    E depois ah e tal a amamentar nao podes fazer dieta, ah e tal, pega isto e aquilo, depois a criança berra de manha a noite e com a frustração comia este mundo e o outro... Resultado, 2 anos depois, tinha mais 10kg.
    Casei em 2011, com 63kg e 3 anos depois, já marchavam aqui 79kg.
    SETENTA E NOVE.
    Mas depois alguém me fez esta pergunta.
    "És gorda, ou estás gorda?"
    Pois, eu estou, porque realmente eu não sou gorda! Nunca fui gorda!
    Então descobri a bimby aliada (a mesma que faz bolas de carne, bolos de chocolate, cremes deliciosos), também me ajudava a emagrecer! E já só faltam 2kg! Já cheguei aos 65! Não deixei as francesinhas, nem de comer os consolos de vez em quando... Mas os dia a dia é sagrado! É uma questão de hábito! Vamos acompanhar! :)

    FORÇA!!!

    ResponderExcluir
  2. Força! Eu tou na mesma luta! Fila da frente no BodyPump, corri os meus primeiros 15minutos (qd engravidei passava a correr por sua casa tds semanas!) e a avó fica c a pekena enqto eu volto atras na balança!
    Mais devagar, mas a boa forma vai chegar
    Bjs

    ResponderExcluir