À Brígida Brito, de colo doce e voz de embalo, que captou o amor-miúdo da menina da lua (como alguém lhe chamou) e do menino que gosta da cor do sol.
Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe
Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe
quarta-feira, 27 de agosto de 2014
Amor-miúdo
Ssssssss
Chegou carregada de vida. Uma vida tão pouco contida. Tem a pureza no olhar. Tem mãos macias e grandes que abraçaram o mundo num abraço quase esmagador. Tem um sonho em si.
Apresento a S... a minha, do P e do R.
Deixo um Obrigada do tamanho dos balões que faziam a grinalda que esperava por nós, a todos os que passo a citar: Teresa Coelho, Joana Mesquita, Gonçalo Durães, Ricardo Bianchi, Bernarda Sampaio, Maria José Oliveira, Rui Brízida Alves, Luís Brás, Patricia Pais, Fábio Cunha.
E, ao Ricardo, o "meu" fotógrafo e sempre, pela maneira fácil como retrata a vida! (As imagens são dele e não representam nem uma pontinha das maravilhosas fotografias que fez...)
![]() |
| Respiro... |
![]() |
| Respiramos |
![]() |
| Amigos |
![]() |
| Puro amor... |
sábado, 14 de junho de 2014
Carta ao meu Pai
São 24 horas, mais coisa menos coisa, desde mim até ao teu pescoço quente e suado de nervoso miudinho. São simples 24 horas que separam o meu perfume a pó de talco do meu Pai. A minha Mãe chama-te Macdreammy, tem o coração que bate mais forte sempre que ouve a tua voz e afaga-te o cabelo no sono. Conheço as tuas mãos pesadas que tacteiam a barriga: quentes, fortes e minhas. Conheço a voz veloz e forte que vem de ti... num passo apressado como tu. Mas não sei como és. A a Mãe diz que tens os olhos mais fascinantes do mundo, um mais preguiçoso que se fecha mais. A Mãe diz que a tua ruga acima do nariz te dá uma graça especial e que se lembra dela da faculdade. A Mãe diz que tem um pedaço de ti que vai ser sempre dela e só dela, o pedaço entre o cotovelo e e o ombro, embora mo possa emprestar para dormir. A Mãe diz que escondes na velocidade das palavras um romântico inveterado. A mãe diz que gostas de flores. A Mãe diz que és um sonho...
Eu não quero que sejas um sonho. Quero que sejas de carne e osso. Que tenhas mãos grandes e mornas. Também quero um pedaço de ti só meu mas, posso escolher depois? Quero que me ensines as primeiras palavras e que me vejas crescer. Quero ir à praia contigo e usar um biquini a fazer pandã com os teus calções. Quero que sejas o meu namorado para sempre. Quero que sejas simplesmente o meu Pai.
(E, isto é um segredo, mas vou contar: A Mãe diz que não podia ter escolhido melhor...)
sexta-feira, 6 de junho de 2014
As escolhas das Sofias: Inside
Lingerie de pré e pós-parto... Imaginamos cuecas enormes e sutiãs desajeitados, desastradamente confortáveis. Mas, se quisemos, já pode não ser assim... Existe lingerie absolutamente deliciosa que decora a barriga e levanta a alma.
As escolhas das Sofias são:
Lingerie Rêverie
Recém-chegados dois conjuntos maravilhosos, abraçados a um cartão mimoso e a namorar um catálogo de perder a cabeça... Gravidez é isso também... barriga voluptuosa emoldurada por lingerie com toque de anjo a encostar o corpo como algodão doce.
Recém-chegados dois conjuntos maravilhosos, abraçados a um cartão mimoso e a namorar um catálogo de perder a cabeça... Gravidez é isso também... barriga voluptuosa emoldurada por lingerie com toque de anjo a encostar o corpo como algodão doce.
Para as quase mamãs, para as recém-mamãs, para as curiosas, para mim...
Obrigada Lingerie Rêverie... Amei os mimos! E, já espreitei a colecção não maternal que é de perder a cabeça. Quero tudo o que for branco, romântico, maravilhosamente desenhado...
![]() |
| Lindo |
![]() |
| Quero... |
Existem muitas mais marcas mas saliento a que escolhemos...
quinta-feira, 5 de junho de 2014
As escolhas das Sofias: entre cremes e xampôs
Pele.
O que se toca e tem perfume de pó de talco antigo. Óleo dourado que faz voar a Marrocos. Tom café com leite, muito leite e pouco café. Esticada com um balão de festa de aniversário. Fundamental. Imprescindível. Linda.
O que se toca e tem perfume de pó de talco antigo. Óleo dourado que faz voar a Marrocos. Tom café com leite, muito leite e pouco café. Esticada com um balão de festa de aniversário. Fundamental. Imprescindível. Linda.
Carregar no ventre um coração é embrulhá-lo num tecido de seda, é amar o que nele se desenha, é deixar romper a vida.
Barrigas de seda é o que somos e queremos ser.
Só queremos que o coração dentro de nós esteja bem. Não queremos asneirar. Perguntei a várias colegas de Obstetrícia o que podemos fazer, que cremes usar, quando usar, se têm efeitos e quais são. Percebi que as respostas não vêm nos livros, nem nas cosméticas de marca conhecida.
Só queremos que o coração dentro de nós esteja bem. Não queremos asneirar. Perguntei a várias colegas de Obstetrícia o que podemos fazer, que cremes usar, quando usar, se têm efeitos e quais são. Percebi que as respostas não vêm nos livros, nem nas cosméticas de marca conhecida.
As Escolhas das Sofias são:
Rosto em modo noite lavado, sem maquilhagem, hidratado (Dior Prestige- Crème Satin Revitalisante). Rosto em modo dia com a maquilhagem de sempre e lábios bem hidratados. O sol passou a ser companheiro da escola em vez de amigo confidente e o protector solar virou rotina. Eu sou das que não prescinde de uma cor morna, de verniz nas unhas e de perfume que fica para trás.
A marca de sempre: Dior.
Corpo. Indispensável óleo da Clarins: pelo perfume, pelo toque, pela viagem até Marrocos. Mas, há novidades, mais acessíveis e com um perfume a fresco que faz voar. Recomendadíssimo: Mum & Me, com uma gama pré e pós-parto de uso diário, deliciosa que apetece trincar.
Rosto em modo noite lavado, sem maquilhagem, hidratado (Dior Prestige- Crème Satin Revitalisante). Rosto em modo dia com a maquilhagem de sempre e lábios bem hidratados. O sol passou a ser companheiro da escola em vez de amigo confidente e o protector solar virou rotina. Eu sou das que não prescinde de uma cor morna, de verniz nas unhas e de perfume que fica para trás.
A marca de sempre: Dior.
![]() |
| Dior gift |
![]() |
| A convite pela Dior |
![]() |
| Dior Prestige |
Corpo. Indispensável óleo da Clarins: pelo perfume, pelo toque, pela viagem até Marrocos. Mas, há novidades, mais acessíveis e com um perfume a fresco que faz voar. Recomendadíssimo: Mum & Me, com uma gama pré e pós-parto de uso diário, deliciosa que apetece trincar.
![]() |
| Clarins, o clássico |
![]() |
| Mum & Me, deliciosamente recém-chegado ao mercado |
Fiel à Dior, fiz tratamentos de rosto e corpo e continuei a optar pela marca. Mas, convidaram-me a experimentar uma marca recém-nascida em Portugal e estou absolutamente rendida. Mum & Me!, à venda na Well´s.
Cabelo. Cabelo escorrido que cai pelo meio do dorso, nero, espaguete. Descanso no primeiro trimestre de gravidez, mas alinhado por mãos sabedoras a partir daí. O ritual faz parte: lavagem, a conversa da cadeira que se inclina no cabeleireiro, a leveza. Eu, que não sei domar cabelos, deixei-os a cargo da Shu Uemura.
![]() |
| Shu Uemura, a domadora de cabelos |
São apenas algumas dicas de grávida bem vaidosa com me podem chamar. Pois é, porque não acredito que o estado de graça seja por si só, au naturelle, dotado de uma beleza alucinante. Perdoem-me quem pensa que as grávidas são todas lindas. Não concordo. Mimem-se!
A mulher grávida merece-o e a auto-estima também.
A aguardar as críticas ecológicas deste post e já a preparar a próxima escolha...
Assinar:
Postagens (Atom)















