Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Amor-miúdo



Sabe a algodão doce e perfume de terra molhada depois da chuva. É às riscas amarelas e brancas, porque é a cor preferida do R. É morno como o leite com canela. Ouve-se atrás da porta. É um amor-barato. É um amor-puro, simples e nu. É o amor do R e da S... Num dedo estendido a acalmar o choro mimalho...

À Brígida Brito, de colo doce e voz de embalo, que captou o amor-miúdo da menina da lua (como alguém lhe chamou) e do menino que gosta da cor do sol.






Ssssssss

Chegou carregada de vida. Uma vida tão pouco contida. Tem a pureza no olhar. Tem mãos macias e grandes que abraçaram o mundo num abraço quase esmagador. Tem um sonho em si.
Apresento a S... a minha, do P e do R.

Deixo um Obrigada do tamanho dos balões que faziam a grinalda que esperava por nós, a todos os que passo a citar: Teresa Coelho, Joana Mesquita, Gonçalo Durães, Ricardo Bianchi, Bernarda Sampaio, Maria José Oliveira, Rui Brízida Alves, Luís Brás, Patricia Pais, Fábio Cunha.
E, ao Ricardo, o "meu" fotógrafo e sempre, pela maneira fácil como retrata a vida! (As imagens são dele e não representam nem uma pontinha das maravilhosas fotografias que fez...)

Respiro...



Respiramos



Amigos

Puro amor...


sábado, 14 de junho de 2014

Carta ao meu Pai

São 24 horas, mais coisa menos coisa, desde mim até ao teu pescoço quente e suado de nervoso miudinho. São simples 24 horas que separam o meu perfume a pó de talco do meu Pai. A minha Mãe chama-te Macdreammy, tem o coração que bate mais forte sempre que ouve a tua voz e afaga-te o cabelo no sono. Conheço as tuas mãos pesadas que tacteiam a barriga: quentes, fortes e minhas. Conheço a voz veloz e forte que vem de ti... num passo apressado como tu. Mas não sei como és. A a Mãe diz que tens os olhos mais fascinantes do mundo, um mais preguiçoso que se fecha mais. A Mãe diz que a tua ruga acima do nariz te dá uma graça especial e que se lembra dela da faculdade. A Mãe diz que tem um pedaço de ti que vai ser sempre dela e só dela, o pedaço entre o cotovelo e e o ombro,  embora mo possa emprestar para dormir. A Mãe diz que escondes na velocidade das palavras um romântico inveterado. A mãe diz que gostas de flores. A Mãe diz que és um sonho...
Eu não quero que sejas um sonho. Quero que sejas de carne e osso. Que tenhas mãos grandes e mornas. Também quero um pedaço de ti só meu mas, posso escolher depois? Quero que me ensines as primeiras palavras e que me vejas crescer. Quero ir à praia contigo  e usar um biquini a fazer pandã com os teus calções. Quero que sejas o meu namorado para sempre. Quero que sejas simplesmente o meu Pai. 
(E, isto é um segredo, mas vou contar: A Mãe diz que não podia ter escolhido melhor...)

sexta-feira, 6 de junho de 2014

As escolhas das Sofias: Inside

Lingerie de pré e pós-parto... Imaginamos cuecas enormes e sutiãs desajeitados, desastradamente confortáveis. Mas, se quisemos, já pode não ser assim... Existe lingerie absolutamente deliciosa que decora a barriga e levanta a alma.

As escolhas das Sofias são:

Lingerie Rêverie 
Recém-chegados dois conjuntos maravilhosos, abraçados a um cartão mimoso e  a namorar um catálogo de perder a cabeça... Gravidez é isso também... barriga voluptuosa emoldurada por lingerie com toque de anjo a encostar o corpo como algodão doce.
Para as quase mamãs, para as recém-mamãs, para as curiosas, para mim...
Obrigada Lingerie Rêverie..Amei os mimos! E, já espreitei a colecção não maternal que é de perder a cabeça.  Quero tudo o que for branco, romântico, maravilhosamente desenhado...

Lindo

Quero...


Existem muitas mais marcas mas saliento a que escolhemos...




quinta-feira, 5 de junho de 2014

As escolhas das Sofias: entre cremes e xampôs

Pele.
O que se toca e tem perfume de pó de talco antigo. Óleo dourado que faz voar a Marrocos. Tom café com leite, muito leite e pouco café.  Esticada com um balão de festa de aniversário. Fundamental. Imprescindível. Linda.
Carregar no ventre um coração é embrulhá-lo num tecido de seda, é amar o que nele se desenha, é deixar romper a vida.
Barrigas de seda é o que somos e queremos ser.
Só queremos que o coração dentro de nós esteja bem. Não queremos asneirar. Perguntei a várias colegas de Obstetrícia o que podemos fazer, que cremes usar, quando usar, se têm efeitos e quais são. Percebi que as respostas não vêm nos livros, nem nas cosméticas de marca conhecida. 


As Escolhas das Sofias são:

Rosto em modo noite lavado, sem maquilhagem, hidratado (Dior Prestige- Crème Satin Revitalisante). Rosto em modo dia com a maquilhagem de sempre e lábios bem hidratados. O sol passou a ser companheiro da escola em vez de amigo confidente e o protector solar virou rotina. Eu sou das que não prescinde de uma cor morna, de verniz nas unhas e de perfume que fica para trás. 
A marca de sempre: Dior.



Dior gift
A convite pela Dior

Dior Prestige


Corpo. Indispensável óleo da Clarins: pelo perfume, pelo toque, pela viagem até Marrocos. Mas, há novidades, mais acessíveis e com um perfume a fresco que faz voar. Recomendadíssimo: Mum & Me, com uma gama pré e pós-parto de uso diário, deliciosa que apetece trincar.

Clarins, o clássico

Mum & Me, deliciosamente recém-chegado ao mercado

Fiel à Dior, fiz tratamentos de rosto e corpo e continuei a optar pela marca. Mas, convidaram-me a experimentar uma marca recém-nascida em Portugal e estou absolutamente rendida. Mum & Me!, à venda na Well´s.

Cabelo. Cabelo escorrido que cai pelo meio do dorso, nero, espaguete. Descanso no primeiro trimestre de gravidez, mas alinhado por mãos sabedoras a partir daí. O ritual faz parte: lavagem, a conversa da cadeira que se inclina no cabeleireiro, a leveza. Eu, que não sei domar cabelos, deixei-os a cargo da Shu Uemura.

Shu Uemura, a domadora de cabelos

São apenas algumas dicas de grávida bem vaidosa com me podem chamar. Pois é, porque não acredito que o estado de graça seja por si só, au naturelle, dotado de uma beleza alucinante. Perdoem-me quem pensa que as grávidas são todas lindas. Não concordo. Mimem-se! 
A mulher grávida merece-o e a auto-estima também.

A aguardar as críticas ecológicas deste post e já a preparar a próxima escolha...