Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe



Sofia Ribeiro Fernandes, crónicas de uma Mãe Pediatra e de uma Pediatra Mãe


quarta-feira, 1 de junho de 2016

Os meninos de hoje

Ser menino hoje é ser um adulto em miniatura. É superar os caprichos dos pais. É ter que conquistar os sonhos que não são seus. É comer de faca e garfo e não sujar a camisola com massa à bolonhesa. É falar baixinho, em modo sussurro. É ter horas para dormir, acordar, comer e ter aulas de ballet. É não gostar de chocolate, porque faz engordar. É adorar ervilhas e pedir para ir ao restaurante de sushi. As crianças de hoje são o retrato de pais que têm que dar provas da sua mega-capacidade- de-serem-pais-perfeitos. São meninos de banheiras shantala, de festas de aniversário em armazéns de brincadeira, iguais às dos outros meninos. São meninos de horários inflexíveis e de menus escrupulosos de introdução de papas, sopas e afins. São meninos de unhas rentes e limpas. Não sabem fazer caretas e não põem as mãos no nariz. Nunca se esquecem de lavar os dentes. São meninos que já não têm o sonho de ser bombeiro, escritor ou cabeleireira, porque ser o que os pais não conseguiram é que é bom. São meninos de calças sem remendos nos joelhos e que não sabem jogar à macaca. Aos meninos de hoje não se podem dar mimos ou falar à bebé porque seremos punidos.
São cópias falsificadas e miseráveis dos Pais, que nos dias antes dos exames e das férias grandes vão fazer exames de rotina e avaliações pediátricas, não vá o Diabo tecê-las e alguma maleita venha estragar os planos dos pais. 
Os meninos de hoje crescem rápido, velozes, sem recheio... 
Deixem-nos gargalhar e sujar as mãos! 
Deixem-nos adorar chocolate e partir um copo. 
Deixem-nos ser crianças...



Recomenda-se a leitura do livro "A menina dos olhos grandes..." da autora Micaela Guardiano, pediatra-amiga, que nos faz viajar à infância....
Recomenda-se aos Pais e aos amigos dos jantares, que deixem os filhos sujarem-se, porque os nossos continuarão a enfiar a cara nas massas e a deixar cair água no colo...
A nós, adultos-meninos, que nunca percamos esse encanto.
E, quanto a críticas, venham elas, com ou sem nome (curiosamente, a sua maioria são sem nome ou com nomes do mundo do fantástico), porque o que importa no fundo é que cresçam genuinamente felizes, sem rótulos, sem olhares de soslaio e sem comparações. 


Nós & o livro








5 comentários:

  1. ADOREI! SÓ não a escolho para pediatra dos meus filhos porque já o é a Dra Micaela Guardiano.

    ResponderExcluir
  2. Oh se deixo as minhas!
    E a mais nova (5 anos) até quer ser bombeira e polícia e doutora (porque gosta de ajudar as pessoas e apanhar os maus!)

    ResponderExcluir